Mountains

Cursos Tecnólogos

Encontre aqui todas as informações que necessita sobre cursos tecnólogos. Pesquise os cursos disponíveis, veja como funcionam, ententa todas as vantagens e desvantagens e tire suas dúvidas.

Cursos Tecnólogos

O Curso Superior de Tecnologia, também conhecido como Graduação Tecnológica, foi desenvolvido para atender uma demanda do mercado de trabalho e dos próprios estudantes, pois esta modalidade prepara os ingressantes para uma área específica de determinada profissão em um prazo menor de tempo.

O que é Curso Superior de Tecnologia?

O Curso Superior de Tecnologia, também conhecido como Graduação Tecnológica, foi desenvolvido para atender uma demanda do mercado de trabalho e dos próprios estudantes, pois esta modalidade prepara os ingressantes para uma área específica de determinada profissão em um prazo menor de tempo.

O curso, que conta com disciplinas teóricas e práticas, além de ter atividades laboratoriais, muitas vezes, exige estágio obrigatório e/ou apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os interessados nesta modalidade precisam ter em mãos o certificado de conclusão do Ensino Médio e, assim, poderão realizar seu maior sonho: Ingressar na Faculdade.

Este modelo foi desenvolvido em 1970, pela Fatec - Sorocaba, sendo hoje responsável por mais de 13% das matrículas em graduações presenciais, segundo o Censo da Educação Superior do MEC, vale ressaltar ainda as graduações EAD. Além disso, por serem cursos que se dirigem às necessidades imediatas do mercado de trabalho e por focarem na prática e na experiê ncia alcançam, de acordo com dados de pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), uma taxa 90% de empregabilidade dos profissionais formados.

Vantagens

Alternativa rápida de ingressar no mercado de trabalho;

Alta possibilidade de empregabilidade;

Diploma válido em todo território nacional;

Possibilidade de estudar a distância;

Possui menor custo, justamente por atender a necessidade imediata do Mercado de Trabalho e ser menor que as demais modalidades de graduação;

Diferença entre as formações

Muitos continuam confundindo Curso Superior em Tecnologia com Curso Técnico. Confira abaixo as principais diferenças entre as duas modalidades e escolha a melhor opção para você:

Tecnólogo X Técnico

1. Pré-requisitos

Uma diferença totalmente decisiva para os estudantes entre as duas modalidades é o requisito de ingresso. Para inscrever-se em um Curso Superior em Tecnologia, o candidato precisa ter diploma do Ensino Médio, afinal tal curso se categoriza como Ensino Superior. Já para ingressar no curso técnico, é preciso ter diploma do Ensino Fundamental e idade mínima de 16 anos. Sendo assim, o estudante pode fazer um curso técnico enquanto ainda cursar o Ensino Médio ou depois da conclus&atild e;o.

2. Durabilidade

Curso Superior em Tecnologia: de 2 a 3 anos Curso Técnico: de 2 meses a 3 anos

3. Nível de Formação

O curso tecnólogo é uma modalidade do Ensino Superior, assim como as opções tradicionais de bacharelado e licenciatura. Seu diploma também é válido em todo o território nacional e o único requisito para isso é que o curso seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

O curso técnico, por sua vez, não possui o peso de uma graduação. Essa modalidade é uma ótima opção para quem ainda tem dúvidas em relação ao curso que deseja fazer em nível superior, já que se trata de um curso mais rápido, focado no conhecimento prático.

Tecnólogo X Bacharelado e Licenciatura

Outra dúvida bastante frequente é a diferença entre o tecnólogo e os tradicionais cursos de bacharelado e licenciatura. As três modalidades possuem peso de nível superior, são reconhecidas pelo MEC e podem ser feitas no regime presencial, semipresencial ou EaD.

Entretanto, a principal diferença entre tais modalidades se apresenta no tempo de duração. Enquanto o bacharelado e a licenciatura podem durar entre 4 e 6 anos, o tecnólogo tem durabilidade de 2 a 3 anos. Outra diferença pode ser encontrada na grade curricular, afinal por ser uma modalidade mais ampla, o bacharelado conta com disciplinas teóricas mais abrangentes, abordando múltiplas possibilidades dentro da carreira, em contraponto o Curso Superior de Tecnologia apresenta um recorte maior e discip linas mais direcionadas para as demandas imediatas do mercado de trabalho, além de serem objetivas e práticas.

Exemplifica-se tal diferença através do curso e Comunicação Social que enquanto Bacharelado conta as seguintes habilitações: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Já os cursos tecnólogos, neste caso, seriam Fotografia e Produção Publicitária, por exemplo.

O caso da licenciatura é ideal para quem tem o objetivo de ensinar seu ofício, isto é, para quem deseja ser professor de Ensino Fundamental e/ou de Ensino Médio.



Dúvidas Frequentes

Afinal, tecnólogo é considerado graduação?

Mesmo com prazo menor, o Curso Superior de Tecnologia é considerado graduação e é reconhecido em todo território nacional, garantindo ao profissional tecnólogo todos os direitos dados à quem faz bacharelado ou licenciatura.

MBA e pós-graduação são direitos apenas de quem faz Bacharelado ou Licenciatura?

Não! O aluno formado por qualquer Curso Superior de Tecnologia pode cursar pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado), bem como fazer MBA, justamente por ser considerado um Curso de Nível Superior válido em todo o país.

Áreas de estudo

O Ministério da Educação divide os cursos tecnólogos em 13 áreas do conhecimento, também chamadas de "eixos tecnológicos":

1. Ambiente e Saúde

2. Controle e Processos Industriais

3. Desenvolvimento Educacional e Social

4. Gestão e Negócios

5. Informação e Comunicação

6. Infraestrutura

7. Militar

8. Produção Alimentícia

9. Produção Cultural e Design

10. Produção Industrial

11. Recursos Naturais

12. Segurança

13. Turismo, Hospitalidade e Lazer