Mountains

Cursos de Pós-Graduação

Encontre aqui todas as informações que necessita sobre cursos de pós-graduação. Pesquise os cursos disponíveis, veja como funcionam, ententa todas as vantagens e desvantagens e tire suas dúvidas.

Encontre seu Curso de Pós-Graduação
 
Buscando bolsas em:
Curso de interesse:
Instituição
 

Cursos de Pós-Graduação

A pós-graduação é uma complementação à formação acadêmica. Existem diversos tipos de pós-graduação, como mestrado e doutorado na categoria stricto sensu, especialização e MBA na categoria lato sensu. Para cursar uma pós é necessário ser formado em um curso de graduação, independente da área e de sua modalidade.

O que é curso de pós-graduação?

A pós-graduação é uma complementação à formação acadêmica. Existem diversos tipos de pós-graduação, como mestrado e doutorado na categoria stricto sensu, especialização e MBA na categoria lato sensu. Para cursar uma pós é necessário ser formado em um curso de graduação, independente da área e de sua modalidade.

Na pós você pode continuar a desenvolver o que aprendeu na graduação, focando em uma área específica do seu campo de atuação, ou buscar cursos em outras áreas completamente diferentes, que condizem com a carreira que você pretende seguir.

Qual a diferença entre pós-graduação stricto sensu e lato sensu?

A diferença é simples: o foco da área de estudo. Enquanto a pós stricto sensu é voltada para a pesquisa científica e docência, a lato sensu serve como uma especialização da sua área de atuação.

No entanto, a pós-graduação não se restringe apenas ao seu curso de formação na graduação ou a áreas afins, podendo ser mais ampla justamente por conta da necessidade de integração constante entre diversas áreas para a produção de tecnologias e serviços que tragam cada vez mais facilidades ao consumidor, o sentido geral da especialização vem, portanto, tomando uma nova forma, integrando conhecimentos de novas áreas.

Pós-graduação stricto sensu

A pós-graduação stricto sensu engloba os cursos de mestrado e doutorado, fundamentais quando se pensa em seguir carreira científica ou praticar a docência em instituições de nível superior. Além destes, há a modalidade de mestrado profissional, que é menos voltada para a pesquisa e docência, e mais focada no dia a dia profissional. Recomenda-se tal pós para estudantes que se identificam com a teoria e que são amantes da escrita com espirito investigativo, uma vez que deve-se produzir uma tese a partir das afetações apreendidas no processo.

Pós-graduação lato sensu

Por sua vez, a pós-graduação lato sensu diz respeito aos cursos de especialização, englobando cursos de Master Business Administration (MBA). Estes cursos permitem o desenvolvimento de novas habilidades que, combinadas com o foco inicial de sua área, permitem a ampliação do seu valor no mercado de trabalho.

Qual a diferença entre pós-graduação, especialização, MBA, mestrado e doutorado?

Os cursos diferem em diversos quesitos, dentre eles o foco profissional, as competências desenvolvidas e o tempo de duração.

Não há uma receita certa para o sucesso, você deve escolher o tipo de pós-graduação que se enquadra melhor em suas necessidades, expectativas profissionais e área de trabalho, afinal há cursos que pesquisa e teoria fundamentam muito mais a profissão do que a prática, e vice versa.

Especialização

Especialização é o nome utilizado para descrever cursos lato sensu. Como o próprio nome diz, cursos de especialização te preparam para ser especialista em determinada área, dominando técnicas necessárias para a atuação profissional no meio escolhido tendo o foco voltado para a aplicação prática do conhecimento especializado no dia a dia de trabalho.

Tais cursos devem ter duração mínima de 3 anos, conforme disposto na Resolução CNE/CES nº 1.

MBA

O MBA (Master Business Administration) é um tipo de especialização voltada para profissionais que buscam conquistar cargos desafiadores. É um curso muito procurado por gestores, empresários e profissionais em cargo de liderança. Isso porque prepara o profissional para aplicar os conhecimentos e técnicas de gestão e administração em sua área de atuação tendo como norte cargos altos, de liderança.

Vale ressaltar que no Brasil o MBA é apenas uma nomenclatura para cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) na área de gestão empresarial.

Mestrado

Com cunho teórico - majoritariamente -, o mestrado é uma das modalidades stricto sensu de pós-graduação. Com prazo mínimo de um ano e máximo de dois, tal modalidade intitula o ingressante como mestre ao defender sua tese em formato de dissertação no final do período. Existem, atualmente, dois modelos e mestrado, são eles: o acadêmico e o profissional.

Mestrado Acadêmico

O Mestrado acadêmico prepara o estudante de pós-graduação para iniciar uma jornada no meio científico, aprendendo técnicas de pesquisa, realizando suas primeiras publicações e se preparando para um possível aprofundamento no doutorado. Além disso, o curso também é indicado para professores que buscam atuar em instituições de ensino superior.

Mestrado Profissional

Este tipo de Mestrado tem como finalidade a prática, mesmo tendo parte e enfoques teóricos, seu objetivo é o cotidiano do trabalho, também intitula o ingressante como mestre. Por isso, o profissional formado não se qualifica com o objetivo de praticar a docência ou pesquisa, mas sim pensando no desenvolvimento profissional para atuação no setor privado.

Doutorado

O Doutorado é o passo seguinte ao mestrado acadêmico, em que você se qualifica para realizar o aprofundamento de seu trabalho de pesquisa anterior. O curso tem duração mínima de dois anos e máxima de quatro anos.

Durante o curso, o aluno precisa cumprir algumas disciplinas obrigatórias e criar um projeto de pesquisa. Nesse projeto, o aluno precisará desenvolver uma tese inédita, que contribua significativamente para o avanço naquela área de conhecimento. Assim como no mestrado, o aluno passa por uma banca examinadora e, em caso de aprovação, recebe o título de doutor.

Ao concluir o curso de Doutorado na área escolhida, o profissional se qualifica para lecionar no ensino superior em instituições públicas e se habilita como pesquisador, podendo orientar alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado dentro de sua área de pesquisa.

Como funciona a pós-graduação?

Método de ingresso

O processo seletivo de cursos de especialização costuma ser mais facilitado. Isto se dá por diversos fatores, como a grande oferta de cursos e a maior popularização deste tipo de pós-graduação. Em geral, o processo conta apenas com análise do currículo do candidato.

Já o processo para ingresso em um curso de MBA, por exemplo, seleciona candidatos que apresentam um perfil profissional de afinidade com os temas que serão abordados no curso. O processo é feito com base na análise de currículo, por isso é importante ter alguns anos de experiência no mercado de trabalho, para ser considerado apto para a vaga. Este tipo de processo pode conter debates e discussões utilizando situações reais do mercado de trabalho.

No caso do mestrado e doutorado o processo seletivo é ainda mais concorrido e completo, geralmente envolve uma prova escrita sobre a área de conhecimento do curso, apresentação de um projeto de pesquisa, análise de currículo e entrevista com uma banca de docentes da instituição de ensino que geralmente irão lecionar na linha de pesquisa aberta na pós-graduação stricto sensu.

Modelo de aulas

Com um modelo mais tradicional, as aulas dos cursos de especialização possuem dinâmica semelhante ao do curso de graduação, com a promoção de seminários para aprofundamento dos temas estudados em sala de aula. Como um dos focos do curso é a aplicação do conteúdo aprendido no cotidiano do trabalho, alguns cursos oferecem aulas práticas como parte da carga horária obrigatória.

Já nas aulas de MBA os alunos são estimulados a utilizarem ferramentas da gestão para buscar soluções para problemas e situações reais, sob a tutela de um orientador.

As disciplinas de pós-graduação stricto sensu, por sua vez, os alunos estudam ferramentas de pesquisa e aprofundam o conhecimento teórico. O debate sobre novos artigos e bibliografia básica é comum, levando ao desenvolvimento e fortalecimento do pensamento crítico e reflexivo, além do fato de instigar o aluno a pensar.

Avaliação

Os métodos de avaliação dentro de um curso de pós-graduação vão variar muito de acordo com o tipo e a área de estudo. Podem ser aplicadas provas orais e discursivas, seminários, debates, produção de artigos, provas práticas e mais uma infinidade de outros métodos avaliativos, que serão escolhidos pelo professor tendo em vista o melhor aproveitamento dos alunos dentro do recorte pesquisado e estudado e dentro das políticas de avaliação da Instituição na qual a pós esteja inserida.

Trabalho de conclusão Para concluir efetivamente um curso de pós-graduação, é necessário apresentar um trabalho ao fim do curso. Em cursos lato sensu, é comum que seja pedido ao estudante que desenvolva uma monografia ou trabalho de conclusão de curso sob a orientação de um professor. Estes trabalhos são realizados dentro da área de estudo, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Depois de formados, os alunos recebem um certificado de especialistas, como por exemplo, especialista em cardiologia ou ginecologia, em artes cênicas, em direito penal, em produção cinematográfica e por ai vai.

A dinâmica é diferente em cursos stricto sensu. Os alunos devem desenvolver, ao longo de todo o curso, o projeto de pesquisa apresentado à banca examinadora logo no processo seletivo. Com o fim do curso, os estudantes deverão apresentar a uma nova banca de examinadores o trabalho produzido junto ao orientador, uma dissertação no caso do mestrado, ou uma tese no caso do doutorado, pois o objetivo central de tais modalidades reside no desenvolvimento científico do conhecimento através da pesquisa quantitativa ou qualitativa.

Cursos de pós-graduação são reconhecidos pelo MEC? O reconhecimento do MEC não é necessário para cursos de pós-graduação lato sensu, basta apenas que o mesmo seja credenciado para o exercício das atividades propostas, e que cumpra os requisitos mínimos da regulamentação sobre cursos de especialização e MBA. Contudo, recomenda-se que você confira os cursos credenciados acessando o formulário de busca do MEC, afinal cursos credenciados possuem maior valoração no mercado de trabalho e pontuam em concursos e na hora de escolher um currículo para uma vaga de emprego.

No entanto, cursos de mestrado e doutorado devem ser reconhecidos pelo MEC para a emissão de diplomas. Para serem reconhecidos, os cursos passam por uma avaliação da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). Caso atendam aos critérios e recebam uma boa pontuação, o MEC renova o reconhecimento dos cursos. Recomenda-se também acessar a Plataforma Sucupira, da CAPES, para poder averiguar a legibilidade da pós em questão.