Mountains

Cursos de Graduação

Encontre aqui todas as informações que necessita sobre cursos de graduação. Pesquise os cursos disponíveis, veja como funcionam, ententa todas as vantagens e desvantagens e tire suas dúvidas.

Encontre seu Curso de Graduação
 
Buscando bolsas em:
Curso de interesse:
Instituição
 

Cursos de Graduação

Os cursos de graduação estão divididos entre bacharelado, licenciatura e superior de tecnologia, este último também chamado de graduação tecnológica. Os formados nestes cursos são chamados de graduados, ou especificamente bacharel, licenciado e tecnólogo.

O que é graduação?

Graduação é como é chamado o curso de ensino superior, sendo o primeiro nível da formação universitária. Completar a graduação é o que permite o exercício da profissão escolhida, caso esta seja atrelada a exigência de um diploma, como a medicina, direito, odontologia, e muitos outros. Logo graduação se caracteriza como o estudo específico de uma área do conhecimento humano que reverbera em uma profissão futuramente, sendo um passo para a formação profissional.

Como são divididas as modalidades de formação?

Os cursos de graduação estão divididos entre bacharelado, licenciatura e superior de tecnologia, este último também chamado de graduação tecnológica. Os formados nestes cursos são chamados de graduados, ou especificamente bacharel, licenciado e tecnólogo.

A maior parte das graduações dá o título de bacharel, como a medicina, as engenharias e o direito. A licenciatura, por sua vez, é um modelo de curso voltado para a formação de professores, e o currículo conta com boa parte das disciplinas do bacharelado mais cadeiras específicas de pedagogia, para se ensinar didática, por exemplo.

O curso superior de tecnologia tem um formato mais curto que um bacharelado ou uma licenciatura, e tem caráter mais técnico e menos teórico, tendo como norte a prática e a especialização mais rápida pela necessidade de adesão do mercado de trabalho.

Graduação precisa ser reconhecida pelo MEC?

A graduação é um curso formal, logo precisa ser reconhecida pelo Ministério da Educação, e possui regras específicas para o seu funcionamento dentro das Faculdades e Universidades. Elas são em sua maioria presenciais, ou seja, exigem que o aluno se desloque até a sala de aula para o cumprimento da carga horária obrigatória e realização dos exames, mas também podem ser à distância.

Graduação EaD é valida?

A graduação à distância é um modelo de ensino em que o aluno cumpre suas horas virtualmente, por meio de tecnologias da informação como computadores ou tablets. Mesmo neste formato, algumas horas presenciais podem solicitadas, para haver trocas com os professores, garantindo o ensino de qualidade e adequada assimilação dos conteúdos por parte do aluno.

Ou seja, este formato não é menos válido que a graduação presencial ou semipresencial, acontece que possui exigências maiores do aluno como organização e planejamento do tempo para a realização de todas as demandas necessárias. Mas é tão válida quanto e vem conquistando espaço no mercado de trabalho justamente por essas exigências extras.

Graduei-me, e agora?

Depois da graduação, o aluno que quiser continuar seus estudos pode fazer a pós-graduação, estas que são ainda divididas entre lato sensu (especializações e MBA's) e stricto sensu (mestrados e doutorados). Recomenda-se, inclusive, que após a graduação o estudante pense em ingressar numa pós-graduação, uma vez que o mercado está cada vez mais competitivo e com acesso a novos conhecimentos constantemente, logo você não pode ficar para trás.