Mountains

Cursos Livres

Encontre aqui todas as informações que necessita sobre cursos livres. Pesquise os cursos disponíveis, veja como funcionam, ententa todas as vantagens e desvantagens e tire suas dúvidas.

Encontre seu Curso Livre
 
Buscando bolsas em:
Curso de interesse:
Instituição:
 

Cursos Livres

Com o objetivo de direcionar o futuro profissional dos ingressantes, os Cursos Livres no Brasil categorizam-se como Educação Profissional, servindo também para quem quer se atualizar e vivenciar novas experiências na sua profissão.

O que caracteriza um curso livre?

Os cursos livres oferecem conteúdos mais específicos, suas aulas são mais enxutas, direcionadas, práticas e objetivas. Em comparação às aulas de graduação, sua principal diferença reside no fato delas serem mais empíricas e diretas.

Entendendo os cursos livres:

Com o objetivo de direcionar o futuro profissional dos ingressantes, os Cursos Livres no Brasil categorizam-se como Educação Profissional, servindo também para quem quer se atualizar e vivenciar novas experiências na sua profissão.

A seguir um guia básico para que você possa entender melhor os Cursos Livres

Quanto tempo dura um curso livre?

O curso livre possui duração variável. Há opções com 8 horas, 40 horas, 200 horas, dentre outras cargas horárias.

Será que você pode fazer cursos livres?

Bom, não há idade mínima para iniciar um curso livre. O MEC ( Ministério da Educação) aconselha que o interessado tenha concluído, no mínimo, o ensino fundamental, afinal tratam-se, majoritariamente, de teores profissionalizantes.

Os Cursos Livres atuam em quais áreas?

Os Cursos Livres alcançam todas as demandas do mercado de trabalho e variam de acordo com enfoque da Instituição, mas suas possibilidades vão da área de humanas e artes até exatas e saúde, abrangendo também a área jurídica, biológica, de informática e criação de games e robótica, dentre muitas outras possibilidades.

Cursos Livres x Cursos Técnicos?

A principal diferença entre eles reside na certificação, uma vez que os Cursos Livres apresentam certificados de capacitação, atualização profissional e de participação, tornando o aluno mas experiente em determinada área. Enquanto os Cursos Técnicos conferem certificados profissionalizantes, tornando o aluno apto para trabalhar como técnico em determinada área.

O MEC reconhece o certificado emitido pelo curso livre?

Os Cursos Livres possuem diversas opções qualificadas para quem se interessar, também possui como intuito aumentar o contato do aluno com a área do conhecimento por ele escolhida. Contudo, apesar de ter base legal, a partir do Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, este tipo de curso não têm uma regulamentação específica e, por isso o MEC não se responsabiliza por este modalidade, portanto, não o reconhece.

Vale ressaltar que tal fator não inferioriza esta modalidade, afinal ela tem validade no mercado de trabalho no que se relaciona com a qualificação profissional.

Como ingressar em um curso livre?

Recomenda-se, ao menos, estar formado no ensino fundamental e procurar instituições com boas referências, que ofereçam essa modalidade, seja de forma presencial ou a distância, para que sua qualificação tenha valor no currículo.

Os cursos livres servem como um complemento para a carga horária de cursos de graduação?

Os cursos livres podem ser utilizados como atividades complementares no momento de preencher a carga horária extra exigida pela faculdade.

Portanto, além de quitar as horas extracurriculares necessárias para se formar, o estudante aprende conteúdos novos e atualiza o currículo visando sempre o aprimoramento profissional.

Cursos livres pagos ou gratuitos? Qual a melhor opção?

Há cursos livres que cobram pelo certificado de conclusão, mas não cobram pelo conteúdo. Outros cobram somente pelo curso ou não cobram nada.

Não há uma opção ideal, o importante é reunir referências sobre a instituição e pesquisar informações com ex-alunos. Veja se a carga horária é adequada ao seu dia a dia e se os valores são interessantes para o seu bolso. É importante sempre priorizar uma formação de qualidade e efetiva.

Então, fazer Curso Livre é uma boa opção?

Se você visa aprofundar experiências, aprender novas coisas dentro da sua área profissional e deseja conhecer mais um Curso Livre pode ser uma ótima escolha. Lembre-se que o certificado desta modalidade é de qualificação e serve para complementar carga horária. Além disso, é um curso mais em conta do que o Técnico.